quarta-feira, 31 de março de 2010

INFELIZMENTE NÃO É EM RIO PRETO

Local para os bichos pode sair em 90 dias

Centro, planejado para ser construído no bairro Vila Nova, terá capacidade para atender a cerca de 400 animais até o fim do ano

A Prefeitura de Joinville definiu ontem o plano de ação para a criação do Centro de Bem-estar Animal na cidade. Resposta a uma forte reivindicação de ONGs e da população, o serviço será responsável por acolher, cuidar, fazer o cadastramento e encaminhar à adoção animais domésticos abandonados na cidade.

A previsão é de que o serviço seja implantado em três meses. O Centro de Bem-estar Animal funcionará em um imóvel reformado no mesmo terreno onde será construído o Centro de Controle de Zoonozes, no bairro Vila Nova, zona Oeste, segundo Maria Ivonete Peixer, chefe de gabinete do prefeito Carlito Merss (PT).

O serviço contará com dois veterinários. O centro deverá funcionar de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Questionada sobre a possibilidade de receber mais animais do que comportaria, Ivonete diz que a Prefeitura aposta na conscientização como forma de não superlotar o local. O objetivo é que o serviço atenda a cerca de 400 animais até o fim do ano e tenha instalações para acolher até 40 deles, até que sejam adotados.

O serviço será desenvolvido em parceria com ONGs e veterinários particulares, segundo Ivonete. Joinville se baseou no modelo usado por Florianópolis.

Ainda este ano, segundo Ivonete, o centro deve iniciar o cadastramento e identificação de animais por meio de chips eletrônicos implantados nos bichos e realizar campanhas de castração. A chefe de gabinete não soube precisar quanto deve ser investido na iniciativa.

Fonte: Jornal  "A Notícia" -  de Joinville

Meu comentário:
Apesar de várias reuniões com o Prefeito Valdomiro Lopes, (das quais eu participei) com as ongs Proambi, Fauna e Arpa, para a implantração de uma Coordenadoria de Bem Estar Animal em São José do Rio Preto, a exemplo da COBEA de Florianópolis (http://www.pmf.sc.gov.br/bemestaranimal/), apesar do compromisso das ongs em auxliar a prefeitura cadastrando as famílais carentes para castração de seus animais, (foi feito um evento piloto no Bairro Gonzaga de Campos), apesar da promessa do prefeito de que Rio Preto teria o melhor plano de bem estar animal do Estado de São Paulo, até agora nada foi feito...

Nenhum comentário: